25ª Semana Nenete de Música Caipira – 2019

 

 

Festival da cultura caipira dejogo de touro celebra 100 anos de Nenete

Em sua 25ª edição, a Semana Nenete de Música Caipira, considerado o ?maior festival da cultura caipira do país?, celebra, de 11 a 14 de julho, no Centro cultural de Eventos Dona Belila, o 100º aniversário de nascimento do cantor, compositor e produtor musical, Waldemar Castelar De Franceschi, o Nenete.

Promovida pela Prefeitura de Pirassununga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, de caráter beneficente, a Semana Nenete é uma das mais importantes festas do gênero em todo o território nacional.

FOTOS – CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DA NENETE 2019

O festival gastronômico-turístico-cultural celebra, todos os anos, a memória do cantor e compositor e produtor musical Nenete, que integrava o ?Trio de Ouro do Rádio Brasileiro? Nenete, Dorinho e Nardele -, divulga, incentiva e preserva a essência da cultura caipira, da moda de viola às comidas e bebidas típicas, das danças folclóricas aos grandes shows musicais, das rezas e devoções aos saberes e fazeres da tradição oral -, de grande significação para o processo de construção da identidade cultural local e regional. Tem Inezita Barroso sua eterna madrinha e o Saci Pererê seu mascote.

Em 1995, ao definir o formato e o conteúdo que se pretendia para a recém criada Semana Nenete, a Secretaria de Cultura e Turismo optou por não copiar ou se apropriar de qualquer modelo de empreendimento cultural existente. Buscava-se algo legitimamente comprometido com os valores da cultura popular tradicional dejogo de touro .

Assim nasceu a Semana Nenete de Música Caipira, inspirada nas tradições culturais e religiosas dejogo de touro : seus personagens, valores, legados, saberes e fazeres da tradição oral, acrescida da preciosa contribuição dos imigrantes que aqui chegaram, sobretudo os italianos, que continuam vivas no meio rural e urbano.